segunda-feira, 3 de novembro de 2008

As empresas precisam de times, grupos ou equipes?

Atualmente, a maioria dos profissionais que exercem cargos de gerência tem dificuldade de identificar e definir se os profissionais trabalham em equipe, em time ou em grupo. O que poucos sabem é que cada um deles tem características diferentes.
Grupo - união de pessoas em um mesmo ambiente de trabalho, mas que exercem funções diferenciadas e buscam resultados individuais.
Time – pessoas que executam a tarefa do outro (se necessário) e todos reconhecem as diferenças entre elas e suas funções.
Equipe - formação de pessoas com habilidades diferentes, para execução de um trabalho em conjunto em busca de um único resultado.
Para o headhunter Nelson Leal, um bom gerente, além de saber remanejar pessoas para atingir melhores resultados, precisa criar estratégias para acompanhar de maneira prática e eficiente todas as funções de sua equipe, na hora de delegar atividades e cobrar resultados.
“O gerente deve saber o grau de prioridade de cada tarefa a ser executada, sempre priorizando à administração do tempo. Ele deve acompanhar diariamente os resultados atingidos pela equipe.” Nelson Leal ainda alerta que trabalhos rotineiros e atividades em longo prazo não devem ser atribuídos a uma única pessoa, mesmo que ela desempenhe bem tais funções.
“É imprescindível que o gestor conheça bem sua equipe. Deve-se levar em conta quais habilidades e competências cada funcionário tem para se executar tarefas e tomar decisões. Assim, o trabalho não se centraliza em uma só pessoa”, acrescentando ainda que todos os profissionais envolvidos devem conhecer todas as funções exercidas por cada um e se comprometer com os resultados gerais ou individuais.

Artigo publicado por: Nelson Leal 12/03/08