sexta-feira, 24 de outubro de 2008

CULTURA ORGANIZACIONAL

A Cultura organizacional é um conjunto de valores e normas, escritas ou não, que controlam as interações dos membros da organização entre si e com as pessoas externas (fornecedores, clientes), controla como as pessoas se comportam, tomam decisões e gerenciam o ambiente organizacional.A cultura organizacional tem como principal função criar uma identidade comum para todos seus membros, estimulando assim a estabilidade e definindo fronteiras o que poderá distingui-lo das outras organizações.
Podemos destacar sete características que junta podem captar a essência da cultura de uma organização:
1º Inovação e assunção de riscos- mede o quanto os funcionários são estimulados a serem inovadores e assumirem riscos
2º Atenção aos detalhes- mede a precisão, analise e atenção aos detalhes demonstrados pelos funcionários.
3º Orientação para os detalhes- mede o quanto os dirigentes priorizam o resultado mais que as técnicas e processos para o alcance dos mesmos.
4º Orientação para as pessoas- mede o quanto os dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados de suas decisões sobre as pessoas dentro da organização.
5º Orientação para a equipe- mede o nível em que as atividades de trabalhos são organizadas em termos de equipe e não individualmente.
6º Agressividade- mede o nível de competitividade e agressividade nas pessoas
7º Estabilidade- mede a ênfase da manutenção do status quo em contraste ao crescimento
As pessoas são as principais fontes da cultura organizacional.
A Cultura dentro de uma organização começa a ser formada por seus fundadores que possuem uma visão do que a organização deve ser; depois é a vez dos funcionários que além de passar por uma rigorosa seleção, devem possuir idéias parecidas com as dos fundadores e por ultimo todos passam por uma socialização.
A socialização é o processo de aprendizagem e internalização de normas da cultura organizacional. Ela pode ser institucionalizada, que incentiva a obediência e a conformidade com regras e padrões; ou individualizada, incentiva a criatividade e a experimentar mudanças nas normas e valores.

Nenhum comentário: