sexta-feira, 3 de outubro de 2008

PSICOLOGIA SOCIAL

Psicologia social é a área da Psicologia que procura estudar a interação social. É assim que Aroldo Rodrigues, psicólogo brasileiro, define essa área. Diz ele que a Psicologia social é o estudo das "manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação".
A integração social, a interdependência entre os indivíduos, o encontro social são os objetos investigados por essa área da Psicologia e os principais conceitos da Psicologia social a partir do ponto de vista do encontro social são: a percepção social; a comunicação; as atitudes; a mudança de atitudes; o processo de socialização; os grupos sociais e os papéis sociais.

Um Pouco de História

Em 1895, o cientista social francês Gustave Le Bon apresentou, em seu pioneiro trabalho sobre a Psicologia das Multidões, a proposição básica para o entendimento de uma psicologia social: sejam quais forem os indivíduos que compõem um grupo, por semelhantes ou dessemelhantes que sejam seus modos de vida, suas ocupações, seu caráter ou sua inteligência, o fato de haverem sido transformados num grupo, coloca-os na posse de uma espécie de mente coletiva que os fazem sentir, pensar e agir de maneira muito diferente daquela pela qual cada membro dele, tomado individualmente, sentiria, pensaria e agiria, caso se encontrasse em estado de isolamento.
Essa proposição e os argumentos de Le Bon para justificá-la, serviu de parâmetro para o estudo sobre Psicologia de Grupo publicado por Sigmund Freud em 1921.
A psicologia social brasileira, segundo Hiran Pinel, foi marcada por dois psicólogos bastante antagônicos: Aroldo Rodrigues (empirismo e que adotou uma abordagem mais de experimental-cognitiva, por exemplo, de propagandas etc.) e, Silvia Lane (marxista e sócio-histórica).

Para saber mais visite os sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_social e http://www.geocities.com/ludivick/psisocial/

Nenhum comentário: