segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Os Saltimbancos

Os Saltimbancos , musical infantil de Sérgio Bardotti e Luiz Henríquez, com tradução de Chico Buarque de Holanda já se tornou um clássico nos palcos brasileiros.
A peça, inspirada em "Os Músicos de Bremen" dos irmãos Grimm, conta a história de uma gata, uma galinha, um jumento e um cachorro que, desiludidos com o tratamento recebido pelos seus donos e impedidos de reivindicar seus direitos, resolvem abandonar seus postos e unem-se em busca da liberdade, tornando-se então saltimbancos.
Na trama, o jumento - cansado de tanto trabalhar sem recompensa alguma - decide fugir para a cidade, almejando um emprego como músico.
No caminho, encontra um cachorro, também desiludido com seu antigo dono, pois sempre obediente às suas ordens não recebia nenhum tipo de reconhecimento.
Sensibilizado pela história do seu "quase igual", o jumento convida o novo companheiro para segui-lo em direção à cidade.
Pouco depois, a dupla encontra uma galinha injustiçada por não ser mais capaz de botar ovos, e uma gata que não suportava mais viver presa, pois, segundo ela, os gatos já nascem livres.
Os quatro, já então amigos, unem-se para formarem um conjunto musical com a ideia de actuarem na cidade. Mas muitas surpresas estão pelo caminho.
Muitas foram as adaptações feitas para o teatro, mas sem deixar jamais de lado a lição que esta história nos deixa.

Em sala de aula foi realizada uma dinâmica onde foram trabalhadas as competência de cada um desses quatro animais.
Cada pessoa tinha que:
Identificar as competências de cada animal
Identificar qual animal, de acordo com suas competências, se parece mais com você.
Depois de identifiar o animal, a turma se divide em quatro grupos, um para cada animal, e discute as qualidades que acha que tem em comum com o mesmo.
No final os animais se misturam e tentarão convecer seu novo grupo a importância de suas qualidades para o bom fucionamento deste grupo.
Esta dinâmica foi muito importante para mostrar o quanto as diferenças podem ser benéficas dentro de um grupo, onde cada um contribui com o que sabe.

Um comentário:

Danielly Martins disse...

ADOOOOOORO....
SALTIMBANCOS a peça a qual é bem divertida e interessante...
a escola CÉSAR CAL'S já teve a brilhante idéia de colocar em prática a famosa história os SALTIMBANCOS...
E ÓBIVIO QUE EU TÓ JUNTOS COM ELES
"Juntos seremos fortes"