sábado, 4 de outubro de 2008

GRUPO SOCIAL


Claro que existem as organizações ou elementos que servem de intermediários entre o conjunto social mais amplo e o indivíduo. Essa intermediação é feita pelos grupos sociais.
Assim, quando se dá esse nosso encontro, poderíamos dizer que estão-se encontrando representantes de diferentes grupos sociais: você representando a sua família, seus grupos de amigos, seu grupo racial, seu grupo religioso etc. e, de outro lado, nós representando nossos grupos de pertencimento ou de referência, que são aqueles a que pertencemos ou em que nos referenciamos para saber como nos comportar, o que dizer, como perceber o outro, do que gostar ou não gostar.
Os grupos sociais são pequenas organizações de indivíduos que, possuindo objetivos comuns, desenvolvem ações na direção desses objetivos. Para garantir essa organização, possuem normas; formas de pressionar seus elementos para que se conformem às normas; um funcionamento determinado, com tarefas e funções distribuídas entre seus elementos; formas de cooperação e competição; seu líder e apresentam aspectos que atraem os indivíduos, impedindo que abandonem o grupo.
A Psicologia social dedicou grande parte de seus estudos à compreensão desses processos grupais.

Fonte:http://www.geocities.com/ludivick/psisocial/

Nenhum comentário: